quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Líder religioso apontado como mentor de jihadistas é condenado na França

Olivier Corel pegou 6 meses de prisão por posse ilegal de armas de fogo. 
Depois ele deverá pedir por dois anos autorização para deixar a França.

Foto de arquivo de 23 de março mostra o imã Olivier Corel, apontado como mentor de jihadistas na França (Foto: AFP)
Foto de arquivo de 23 de março mostra o imã Olivier Corel, apontado como mentor de jihadistas na França (Foto: AFP)

Um imã salafista, suposto mentor de vários jihadistas franceses, foi condenado nesta quarta-feira (25) a seis meses de prisão com sursis por posse ilegal de armas de fogo.
Olivier Corel, um francês de origem síria e com 69 anos, apelidado de "Emir Branco", foi detido na véspera no sudoeste da França e enviado ao tribunal de Foix com comparecimento imediato.
A sentença contra o salafista (uma corrente rigorosa do Islã) é acompanhada de um período de vigilância de dois anos, durante os quais deverá pedir autorização para sair da França.
A advogada de defesa denunciou o contexto do julgamento, menos de duas semanas depois dos atentados de Paris que deixaram 130 mortos e mais de 300 feridos.
Corel está na mira dos serviços franceses há vários anos.
Foi o susposto guia de Mohamed Merah, que, em 2012, matou três militares e quatro judeus - entre eles, três crianças - na região deToulouse, antes de ser morto pela polícia.
Também é suspeito de influenciar o jihadista francês Fabien Clain, cuja voz foi identificada na mensagem de reivindicação dos atentados de Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário